quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A carreira do roteirista e diretor Kevin Williamson (parte 1 - década de 1990)

1996 - Pânico (Scream)
"Pânico" é considerado um filme que revolucionou o cinema do terror, o que elevou o nome de Kevin Williamson na época. A história parece simples, com a fórmula usada em muitos filmes onde um assassino mata sua vítimas e no final é revelado quem é. É exatamente assim nos filmes do "Sexta-feira 13" e "Psicose", então o filme não é tão original assim. Porém, a complexidade da história está nas referências que o filme faz à outros filmes do gênero, através dos diálogos, inserções de cenas e citações de diálogos desses filmes, inclusive a si próprio. 


1997 - Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
(I Know What You Did Last Summer)

No ano seguinte ao "Pânico", foi a vez do filme tema desse blog ser lançado na tela grande. "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" tem a estrutura parecida com a de "Pânico" e os filmes antigos já citados, porém tem muito menos referências a outros filmes. É um filme mais sério, mais artístico a meu ver, a direção é muito diferente. É um filme à parte do gênero, não mostra a carnificina frequente nos filmes desse tipo. Tem drama, aventura, suspense e até romance no meio disso tudo. O filme serviu pra impulsionar mais ainda a carreira do escritor Kevin Williamson, mas o roteiro é baseado num livro bem antigo da escritora Lois Duncan (e essa não foi a única adaptação que ele fez de uma obra dela).



1997 - Pânico 2 (Scream 2)
A sequência de "Pânico" apareceu até rápido, mas não foi um filme fraco, só pra continuar a história do primeiro, muito pelo contrário, é até melhor do que o primeiro na minha opinião. É um filme muito sagaz, comentários bem inteligentes dos personagens, principalmente do Randy, que se torna a marca da franquia nesse sentido. "Pânico 2", "Eu sei" e "Pânico 1", esses três filmes fortaleceram mais ainda o olhar dos produtores aos filmes desse gênero e aí começaram a surgir mais e mais, como "Lenda Urbana", "Comportamento Suspeito", entre outros.


1998 - Halloween H20 - 20 anos depois
Kevin Williamson, no roteiro de "Pânico" fez tantas homenagens ao filme "Halloween" que é praticamente óbvio que esse é o filme favorito dele. Não demorou muito, ele foi chamado a fazer uma sequência. Imagina a moral dele na época pra chegar a esse ponto, inclusive de ter nas mãos a decisão de como a história iria continuar. Além disso, ele trabalhou com a atriz principal da franquia, Jamie Lee Curtis e sua mãe, Janet Leigh, que é a personagem principal de "Psicose" (inclusive, o filme que eu já citei como uma influência da fórmula de "Pânico").



1998 - Prova Final (The Faculty)
Seguindo o sucesso dos quatro filmes, acredito que Kevin quis trazer um enredo mais ousado, abordando ficção científica misturado com filme de terror. Aí lançou "Prova Final". O filme é muito bom, eu considero ele até melhor que "Pânico 1", pois é uma história bem legal, os personagens são mais interessantes, a direção é mais natural. Tem as referências a filmes, só que dessa vez a filmes e livros de alienígenas. Inclusive se baseia no filme "Invasores de Corpos", com cenas bem parecidas (ou homenageadas). Além de fazer citações às duas franquias que o levaram ao estrelato, como por exemplo o nome do treinador Willis e do estudante Casey, copia o nome do assassino de "Eu sei" e da Drew Barrymore em "Pânico 1". Tem também uma citação às protagonistas dos dois filmes.


1998 - Dawsons Creek (1ª e 2ª temporada)
Repara que a cada ano Kevin foi fazendo mais trabalhos por ano. Em 96 foi um filme. Em 97, dois. Em 98 foram dois filmes, além de duas temporadas da série Dawson´s Creek. Muita coisa né? O nome de Dawson já tinha sido citado em "Eu sei", mas como Dawson´s Beach, "praia de Dawson". É um seriado sensível, romântico, simples, singelo e bem emocionante. Detalhe que o personagem central é um cinéfilo compulsivo, assim como Randy em "Pânico 1", só que aqui ele é um menino que sonha em ser cineasta e admira a carreira do Steven Spielberg. E vamos ser sinceros, nessa época aí, quem não admirava ele? Detalhe pro quarteto bem parecido com os 4 amigos de "Eu sei".



1999 - Tentação Fatal (Teaching Mrs. Tingle)
Lembra que eu falei que "Eu sei" não foi a única adaptação que Kevin fez da autora de livros Lois Duncan? Essa foi a segunda: "Tentação Fatal"! Além de trazer a menininha de "Dawson´s Creek" no papel principal, marca a estreia dele como diretor! Olha só... O filme se passa de novo numa escola, assim como "Pânico 1" e "Prova Final" e, na verdade, nem é um terror, é um suspense bem pacato. Filme de Sessão da Tarde.


1999 - Dawsons Creek (3ª temporada)
Pra fechar os trabalhos dele na década de 90, Dawson´s Creek ainda chegou à terceira temporada, adicionando mais elementos, personagens e evoluindo a história pra um novo patamar. A série quer mostrar a transição de jovens no final da escola para adultos, chegando a trabalhar e constituir suas famílias. Digamos que a série estava na metade aqui.  


Resumo da década de 1990
Que década de sucesso pro Kevin Williamson. Lançou 6 filmes, sendo que Pânico chegou a parte 2, "Eu sei" também teve continuação ("Eu ainda sei") embora não tenha sido feita por ele, mas foi outra franquia de sucesso e Halloween, que ele tanto ama, teve uma parte da extensa franquia feita por ele. Além disso, uma série com 3 temporadas de sucesso.  

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Ilha dos desafios - Assista a sátira de "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado"

Em 2007, a série de desenho animado "Ilha dos Desafios" fez uma homenagem a saga "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Já no título podemos ver uma referência ao artefato que Ben Willis usa. Chamado de "Gancho, Linha e Grito" o episódio foi o 19º da primeira temporada.

Uma análise das referências do episódio:
- Coincidência o desenho se passa também numa ilha, igual o Eu ainda sei.
- Psicopata indo pro carro pode ser uma referência ao começo do Eu sei quando os amigos comentam da lenda urbana.
- Quando falam do filme que as pessoas são enforcadas eu pensei em A Bruxa de Blair, mas não sei exatamente...
- Essa discussão sobre filmes de terror com certeza foi inspirada no Randy de Pânico.
- Na hora que o rapaz que fala que está sendo observado me lembrei da parte que a Julie fala isso pro Barry e pra Helen em Eu sei.
- O modo que alguém observa em primeira pessoa por trás de uma árvore lembra muito a mãe do Jason no primeiro Sexta-feira 13.
- Máscara de hóquei referência ao Jason (Sexta-feira 13)
- Gancho no lugar da mão referente ao Ben Willis em Eu ainda sei.
- Serra elétrica referente ao filme "O Massacre da Serra Elétrica.
- Sussurros na selva se referem aos filmes Sexta-feira 13.
- Homem caindo no mar e saindo das docas pode se referir ao Ben  Willis quando foi jogado no mar e quando jogou David Egan do penhasco, lembra Eu sei.
- Cena do banho pode se referir ao Psicose, ao Eu sei ou Pânico 2.
- Metalinguagem falando de filmes de terror se refere ao Randy em Pânico.
- A cena onde alguém fala "Atrás de você" se refere à cena em que Randy fala isso enquanto assiste "Halloween" em Pânico ou quando a Helen avisa o policial que Ben está atrás dele em Eu sei.
- O assassino perde o gancho, igual Ben perdendo a mão em Eu sei.
- Barco igual do Ray em Eu ainda sei.


Parte 1



Parte 2 

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Uma análise do trailer do terceiro filme

O trailer do "Eu sempre saberei" começa mostrando os amigos na roda gigante conversando sobre a história de Ben Willis, que agora é chamado apenas de "O Pescador". Então mostra já o acidente que acaba matando um deles, o pacto de segredo e as ameaças de Ben, perseguindo-os. Não mostra muita coisa, mas deixa claro que Ben é um tipo de lenda agora. 

Acredito que dos três trailers esse foi o que revelou menos da história. No final, já mostra que o filme é apenas lançado em DVD. Mas mantém o mesmo estilo da frase saltando sobre um fundo vermelho, que tem nos dois filmes anteriores. 


Uma análise do trailer do segundo filme

O trailer do "Eu ainda sei" já vai direto ao ponto, mostrando Karla ganhando a viagem e levando Julie, Will e Tyrell. Então já mostra a cena do bar, que depois vem Julie cantando no Karokê e onde aparece a frase "Eu ainda sei...". Até aí tudo bem, mas, igual o trailer do primeiro filme fez, começou a mostrar spoilers do filme, como o momento que Julie conta pros amigos sobre o acidente e Ray salvando-a. 

Percebi também que o trailer dá destaque pros atores que interpretam Julie, Karla, Ray e Tyrell, mas ignora completamente grandes nomes como Jack Black (Titus), Jennifer Esposito (Nancy) e Bill Cobbs (Estes), além de não citar os atores que fazem Ben Willis (Muse Watson) e seu filho Will Benson (Matthew Settle).

Outro detalhe que aparece nos créditos finais, o roteiro aparece como se tivesse dois responsáveis, mas depois foi retirado o nome de Stephen Gaghan, deixando apenas o nome de Trey Callaway.


Uma análise do trailer do primeiro filme

O trailer do primeiro filme praticamente revela o filme todo, inclusive dá a entender já a revelação de quem é o assassino do final. Mostra, além de tudo, as principais cenas do filme, já diz o que vai acontecer com Helen (que tem seu cabelo cortado), Barry (que sofre um atropelamento) e Julie (achando o corpo no carro). Até dá a entender que o assassino é o mesmo homem que eles atropelaram, enquanto isso é uma questão a ser descoberta no final quando a ideia do filme é fazer eles acreditarem que atropelaram o David Egan.

Porém, tem algumas cenas que não estão no filme:
- A hora que a Julie fala "Ele quer nos descontrolar" (1:30min).
- Helen falando "A espera acabou" (1:32 min)
- Max se virando com o gancho na mão (2:01)

Outra coisa que eu achei interessante na edição do trailer foi a interação de diálogos que no filme acontecem separados:
- Foi um acidente! (Helen diz isso na casa de Barry)
- Não, foi assassinato! (Barry diz isso no hospital)
- E se ele ainda estiver vivo? (Julie diz isso no barco)


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Série "Se liga, Ian" faz sátira de "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado"

A série Se liga, Ian ("Being Ian") é um desenho animado com tema adulto. Em 2005, no capítulo de estreia da segunda temporada eles fazem uma homenagem há vários filmes de terror. O capítulo se chama "Scream because i know what you did to that psycho last summer!".

No título já dá pra notar referência a 3 filmes:
- Pânico (Scream)
- Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
- Psicose (Psycho)

Mas no episódio tem referências a mais alguns, e o enredo foi muito competente em unir as histórias num novo conceito. Vou postar o capítulo em breve.


terça-feira, 9 de outubro de 2018

Em 1999, a Folha de São Paulo entrevistou Jennifer Love Hewitt sobre "Eu ainda sei"

Folha - O sucesso surpresa de "Eu Sei o Que Vocês Fizeram" acelerou a gravação deste filme sequência. Não a preocupou o fato de isso poder atrapalhar a sua credibilidade? Jennifer Love Hewitt - Não vejo dependência alguma entre os dois projetos. Tanto o primeiro quanto a sequência possuem força própria para atrair os fãs dos filmes de terror. Não aceitei fazer "Eu Ainda Sei" somente por causa das possibilidades de lucro.

Folha - Se você não tivesse participado dos filmes, qual dos dois a assustaria mais? Hewitt - Sem dúvida alguma esse último. Em "Eu Ainda Sei", Julie, minha personagem, embarca numa paranóia terrível e distante da realidade. O pânico está por todo o tempo em sua cabeça.

Folha - Tal como milhões de jovens de sua geração, você também é fã de filmes de terror? Hewitt - Nunca fui chegada aos filmes desse gênero. Sou uma medrosa por natureza. Não gosto nem mesmo de ficar sozinha em casa com as luzes desligadas. Acredito que, somente quando fiz o primeiro filme da série, é que eu comecei a assistir a produções de terror.

Folha - Sair nas ruas às vezes é uma tarefa desagradável? Hewitt - Não me acho no direito de reclamar da fama. Assumo completamente a decisão que tomei bem criança de buscar o sucesso com minha arte. Não acho justo você pedir que as pessoas gostem de você e de seu trabalho para depois se sentir irritada quando abordada pelos fãs na rua.

Folha - Qual a importância de "Party of Five" em sua carreira? Hewitt - Acho que o mais importante para mim é a personagem que interpreto, Sarah Reeves. Ela é um belo exemplo para muitos jovens e para mim também.

Folha - Poderia falar de seus próximos projetos? Hewitt - Vou interpretar o papel de Audrey Hepburn em um filme para a TV. Para o cinema estou fazendo "The Suburbans", no qual interpreto meu primeiro papel de uma mulher adulta. Ele conta a história de um grupo de ex-roqueiros que, ao chegarem aos 30, são incentivados a se reunir de novo.

Folha - Algum plano de dirigir ou produzir no futuro? Hewitt - Estou produzindo a comédia romântica "Cupid's Love", cujo roteiro eu escrevi, sobre uma organizadora de casamentos que acaba se apaixonando pelo noivo de uma cerimônia para qual ela está trabalhando. Para mim é uma experiência gratificante poder cuidar de todos os aspectos do desenvolvimento desse projeto em vez de só me preocupar em atuar.


Jennifer Love Hewitt, a "Julie", na Globo

Jennifer Love Hewitt participou de vários gêneros no cinema e na tv. Além do terror de "Eu sei", ela fez dramas, comédias e aventuras. Um desses filmes vai passar nessa quinta na globo: O terno de dois bilhões de dólares. A sinopse do filme: 

O Terno de 2 Bilhões de Dólares, Globo, 15h07 The Tuxedo. EUA, 2002. Comédia. Direção: Kevin Donovan. Com Jackie Chan, Ritchie Coster. Após vestir um terno que dá superpoderes a quem o usa, Jimmy Tong se envolve em uma intriga internacional de espionagem.


domingo, 7 de outubro de 2018

Os Simpsons - Assista a sátira de "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado"

É uma sátira curta, de 6 minutos, pois é um mini-episódio dentro de outro episódio (como eu já tinha comentado aqui). Toda temporada dos Simpsons tem um capítulo especial voltado pra sátiras de filmes de terror e suspense. Nesse episódio são 3 mini-episódios, o primeiro é sátira do "Eu sei".

As cenas que são parodiadas:
- O começo onde aparece a curva da estrada. 
- O título com o mesmo tipo de letra.
- O atropelamento.
- Alguém diz que podem ter atropelado um cachorro.
- Eles descendo do carro e indo até o corpo.
- Alguém abaixando perto do corpo pra se certificar se a pessoa morreu.
- Um culpando o outro, que se defende dizendo que foi um acidente.
- Alguém dá a ideia de irem na polícia. Alguém dizendo que não vão acreditar.
- Alguém sugere um plano.
- Eles fingindo que não sabem de nada.
- A frase "Eu sei o que você fez" escrita com sangue.
- Eles suspeitando de todos. 
- O assassino mostrando o gancho.
- O assassino se aproximando do carro.
- O assassino era o próprio homem que eles atropelaram.


segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ordem cronológica da franquia (42 itens)

Nessa postagem estão inclusos além dos três filmes que integram a franquia oficialmente, o livro original em que o filme foi baseado, séries que fizeram referência a ele, sátiras, clipes musicais, outros filmes que foram inspirados nele e outros lançamentos, como documentário, musical, etc. Até agora, a lista conta com 42 itens referentes a franquia.

1973 - Livro original (de Lois Duncan)
1997 - Primeiro filme "Eu sei"
1997 -  Trilha Sonora "Eu sei"
1997 - Trilha Sonora "I Know - Original Motion Picture Score"
1997 - Clipe: Green Apple Quick Step - "Kid" (com o elenco do filme)
1998 - Série "Boy Meets World - O Mundo é dos Jovens" 5x17
(Episódio "And Then There Was Shawn" com Jennifer Love Hewitt)
1998 - Segundo filme "Eu ainda sei"
1998 - Trilha Sonora "Eu ainda sei"
1998 - Trilha Sonora "I Still Know - Original Motion Picture Score"
1998 - Livro: "I Still Know What You Did Last Summer: The Screenplay"
1998 - Livro sobre os bastidores do "Eu ainda sei" 
(Título: "On Location With Love and Brandy: A Behind-the-Scenes Diary of the Making of I Still Know What You Did Last Summer")
1999 - Sátira "Os Simpsons" 11x04
(Episódio "Treehouse of Horror X")
1999 - Clipe - Trilha do "Eu ainda sei"
(Jenniffer Love Hewitt - "How do I deal")
2000 - Sátira "Todo Mundo em Pânico"
(Faz piada com cenas de "Eu sei" e "Eu ainda sei")
2000 - Série "Sai de Baixo" 5x17
(Episódio "Eu vi o que vocês fizeram no fogão passado"
2000 - Sátira "Histeria"
2000 - Filme "Pânico em Lovers Lane" (inspirado em "Eu sei")
2001 - Série "Sai de Baixo" 6x14
(Episódio "Eu sei o que você fez no apagão passado")
2001 - Sátira "Todo Mundo em Pânico 2"
(A personagem Brenda é uma sátira da Karla de "Eu ainda sei")
2002 - Série "Family Guy" 3x19
(Episódio "Stuck Together, Torn Apart" com Jennifer Love Hewitt)
2003 - Filme indiano "Kucch To Hai"
2003 - Sátira "Todo Mundo em Pânico 3"
(A personagem Brenda é uma sátira da Karla de "Eu ainda sei")
2006 - Terceiro filme "Eu sempre saberei"
2006 - Trilha Sonora "Eu sempre saberei"
2006 - Trilha Sonora "I´ll Always Know - Original Motion Picture Score"
2006 - Sátira "Todo Mundo em Pânico 4"
(A personagem Brenda é uma sátira da Karla de "Eu ainda sei")
2007 - Série "Veronica Mars" 3x18
("Eu sei o que você vai fazer no próximo verão")
2007 - Série "Ilha dos Desafios" 1x19 (Episódio "Gancho, Linha e Grito") 
2008 - Série "Ghost Whisperer" 4x02 (Episódio "Big Chills")
2008 - Série "Supernatural" 4x09
(Episódio "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado")
2008 - Documentário "Now I Know What You Did Last Summer"
2013 - Série "Diários de Vampiro" 
(Episódio "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado")
2014 - Livro original lançado no Brasil
2014 - Música "Foco, Força e Fé" (Projota)
(Título do filme é citado na letra)
2014 - Série "Mom" 2x03
(Episódio "Chicken Nuggets and a Triple Homicide")
2015 - Música "I Know What You Did Last Summer"
(Cantada por Jacob Whitesides e Kelly Rowland)
2015 - Série Pretty Little Liars  6x04 (Episódio "Don't Look Now")
2015 - Música "I Know What You Did Last Summer" 
(Cantada por Shawn Mendes e Camila Cabello)
2015 - Série "Family Guy" 14x4
(Episódio "Peternormal Activity")
2016 - Série "Scream" 
(Episódio "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado")
2016 - Série "Scream" 2x13 e 2x14
(Episódio "Haloween" faz referência a "Eu ainda sei")
2018 - Musical teatral baseado no filme

"Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" vai virar musical teatral

Acredite se quiser, o filme vai ganhar uma versão musical nos teatros. E já tá tudo prontinho! A estreia vai ser no dia 11/10/2018 em Los Angeles. Essa foto aqui embaixo é do elenco, acredito que sejam de Barry, Helen e Ben Willis. 

O elenco completo do musical conta com intérpretes para os papéis do quarteto principal - Julie, Ray, Helen e Barry - mas não deixaram de incluir o personagem do Ben Willis, do Max (chamado de Max Gillespie em homenagem ao diretor do filme Jim Gillespie), da Elsa e da Missy (aqui chamada de Sunny Egan). 

Fonte: https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/filmes/2018/09/eu-sei-o-que-voces-fizeram-no-verao-passado-conheca-elenco-do-musical-em-fotos