quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A carreira do roteirista e diretor Kevin Williamson (parte 1 - década de 1990)

1996 - Pânico (Scream)
"Pânico" é considerado um filme que revolucionou o cinema do terror, o que elevou o nome de Kevin Williamson na época. A história parece simples, com a fórmula usada em muitos filmes onde um assassino mata sua vítimas e no final é revelado quem é. É exatamente assim nos filmes do "Sexta-feira 13" e "Psicose", então o filme não é tão original assim. Porém, a complexidade da história está nas referências que o filme faz à outros filmes do gênero, através dos diálogos, inserções de cenas e citações de diálogos desses filmes, inclusive a si próprio. 


1997 - Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
(I Know What You Did Last Summer)

No ano seguinte ao "Pânico", foi a vez do filme tema desse blog ser lançado na tela grande. "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" tem a estrutura parecida com a de "Pânico" e os filmes antigos já citados, porém tem muito menos referências a outros filmes. É um filme mais sério, mais artístico a meu ver, a direção é muito diferente. É um filme à parte do gênero, não mostra a carnificina frequente nos filmes desse tipo. Tem drama, aventura, suspense e até romance no meio disso tudo. O filme serviu pra impulsionar mais ainda a carreira do escritor Kevin Williamson, mas o roteiro é baseado num livro bem antigo da escritora Lois Duncan (e essa não foi a única adaptação que ele fez de uma obra dela).



1997 - Pânico 2 (Scream 2)
A sequência de "Pânico" apareceu até rápido, mas não foi um filme fraco, só pra continuar a história do primeiro, muito pelo contrário, é até melhor do que o primeiro na minha opinião. É um filme muito sagaz, comentários bem inteligentes dos personagens, principalmente do Randy, que se torna a marca da franquia nesse sentido. "Pânico 2", "Eu sei" e "Pânico 1", esses três filmes fortaleceram mais ainda o olhar dos produtores aos filmes desse gênero e aí começaram a surgir mais e mais, como "Lenda Urbana", "Comportamento Suspeito", entre outros.


1998 - Halloween H20 - 20 anos depois
Kevin Williamson, no roteiro de "Pânico" fez tantas homenagens ao filme "Halloween" que é praticamente óbvio que esse é o filme favorito dele. Não demorou muito, ele foi chamado a fazer uma sequência. Imagina a moral dele na época pra chegar a esse ponto, inclusive de ter nas mãos a decisão de como a história iria continuar. Além disso, ele trabalhou com a atriz principal da franquia, Jamie Lee Curtis e sua mãe, Janet Leigh, que é a personagem principal de "Psicose" (inclusive, o filme que eu já citei como uma influência da fórmula de "Pânico").



1998 - Prova Final (The Faculty)
Seguindo o sucesso dos quatro filmes, acredito que Kevin quis trazer um enredo mais ousado, abordando ficção científica misturado com filme de terror. Aí lançou "Prova Final". O filme é muito bom, eu considero ele até melhor que "Pânico 1", pois é uma história bem legal, os personagens são mais interessantes, a direção é mais natural. Tem as referências a filmes, só que dessa vez a filmes e livros de alienígenas. Inclusive se baseia no filme "Invasores de Corpos", com cenas bem parecidas (ou homenageadas). Além de fazer citações às duas franquias que o levaram ao estrelato, como por exemplo o nome do treinador Willis e do estudante Casey, copia o nome do assassino de "Eu sei" e da Drew Barrymore em "Pânico 1". Tem também uma citação às protagonistas dos dois filmes.


1998 - Dawsons Creek (1ª e 2ª temporada)
Repara que a cada ano Kevin foi fazendo mais trabalhos por ano. Em 96 foi um filme. Em 97, dois. Em 98 foram dois filmes, além de duas temporadas da série Dawson´s Creek. Muita coisa né? O nome de Dawson já tinha sido citado em "Eu sei", mas como Dawson´s Beach, "praia de Dawson". É um seriado sensível, romântico, simples, singelo e bem emocionante. Detalhe que o personagem central é um cinéfilo compulsivo, assim como Randy em "Pânico 1", só que aqui ele é um menino que sonha em ser cineasta e admira a carreira do Steven Spielberg. E vamos ser sinceros, nessa época aí, quem não admirava ele? Detalhe pro quarteto bem parecido com os 4 amigos de "Eu sei".



1999 - Tentação Fatal (Teaching Mrs. Tingle)
Lembra que eu falei que "Eu sei" não foi a única adaptação que Kevin fez da autora de livros Lois Duncan? Essa foi a segunda: "Tentação Fatal"! Além de trazer a menininha de "Dawson´s Creek" no papel principal, marca a estreia dele como diretor! Olha só... O filme se passa de novo numa escola, assim como "Pânico 1" e "Prova Final" e, na verdade, nem é um terror, é um suspense bem pacato. Filme de Sessão da Tarde.


1999 - Dawsons Creek (3ª temporada)
Pra fechar os trabalhos dele na década de 90, Dawson´s Creek ainda chegou à terceira temporada, adicionando mais elementos, personagens e evoluindo a história pra um novo patamar. A série quer mostrar a transição de jovens no final da escola para adultos, chegando a trabalhar e constituir suas famílias. Digamos que a série estava na metade aqui.  


Resumo da década de 1990
Que década de sucesso pro Kevin Williamson. Lançou 6 filmes, sendo que Pânico chegou a parte 2, "Eu sei" também teve continuação ("Eu ainda sei") embora não tenha sido feita por ele, mas foi outra franquia de sucesso e Halloween, que ele tanto ama, teve uma parte da extensa franquia feita por ele. Além disso, uma série com 3 temporadas de sucesso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário